quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O Fogo sem lenha se apaga


“Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofertas de comunhão. Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar;não deve ser apagado”. (Levítico 6:12-13)

Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira” ela se apaga.
Este princípio, o "Princípio da Fogueira", aplica-se também à vida espiritual.

Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.
No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve? “Deixou de colocar lenha na fogueira”.
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.

Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa? O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de LENHA ou GRAVETOS que representa a matéria prima.

1. O Graveto da Oração
Orai sem cessar, dizem as Escrituras.
Mateus 26.41 – Vigiem e orem para que não caiam em tentação.
I Tessalonicenses 5.17,19 – Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois está é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito.

2. O Graveto da Leitura Bíblica
Examinai as Escrituras, disse Jesus.
Josué 1:8 - devemos falar, meditar e cumprir;
Jeremias 15:16 – devemos comer ;
 

3. O Graveto da Convivência Cristã
Não abandonei a vossa congregação, disse o apóstolo.
Hebreus 10.25 – lugar de encorajamento- perseverança
Romanos 12.9-11 – dedica-se uns aos outros,dar honra aos outros,ter zelo,ser fervoroso no espírito,servir ao Senhor.

4 – O Graveto da Santidade
Efésios 1:4 - “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”
Hebreus 12:4 - “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”
1 Pedro 1:15-16 - “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito:”sejam santos porque eu sou santo”
Em diversos momentos na Biblia vemos a presença de Deus  na figura do fogo


SARÇA ARDENTE: Deus manifesta a sua presença no meio do fogo na sarça ardente perante Moisés. Moisés viu o FOGO de Deus, a glória de Deus. A primeira coisa que Moisés ouviu foi: “Retire as sandálias dos pés porque o lugar em que estás pisando é santo”. Deus pegou um arbusto. Algo sem beleza alguma e o transformou em glória. 

-
 NO DESERTO: De dia Deus se manifestava numa coluna de nuvem e de noite ele se manifestava numa coluna de FOGO. Deus quer tirar de nós toda escuridade e frieza espiritual da sua vida. Ainda de noite vamos caminhar na nossa vida. Vou estar debaixo da presença de Deus de Noite.

-
 ELIAS NO MONTE CARMELO: Elias enfrentou homens sem nenhum escrúpulo em sacrificar qualquer coisa para o seu deus. Elias estava sozinho, mas na presença de Deus. Elias clamou a Deus e Deus se manifestou como FOGO; o FOGO que queimou o holocausto, a lenha e ainda lambeu a água que havia sido derramada numa vala. O FOGO é que faz a diferença entre o santo e o profano.

-
 BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO: João se referia a Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

-
 FOGO: Presença de Deus no ministério de Jesus Cristo. O FOGO que curava os enfermos, libertava os endemoninhados, ressuscitava mortos, curava os leprosos....

-
 O FOGO NO PENTECOSTES: Depois da oração o Espírito Santo desceu sobre os 120 que estavam reunidos no Cenáculo na forma de Línguas de FOGO, labaredas de FOGO.


Deus quer um fogo limpo e santo em nossas vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário