quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Crescimento Espiritual

Crescer...
A palavra "crescer" é usada por diversas pessoas em vários contextos: crescer financeiramente, crescer no relacionamento, crescer na carreira, e assim por diante. Esteestudo bíblico trata sobre o crescimento que todo ser humano deve desejar, ocrescimento espiritual. Você pode ter pensado mil coisas após ler essa frase, mas crescer espiritualmente é ser aperfeiçoado dia-a-dia a fim de alcançar o caráter perfeito de Jesus Cristo, de forma a viver em completa intimidade com Deus.


Infelizmente, as igrejas brasileiras estão cheias de cristãos que se converteram ao Evangelho há várias anos que ainda são meninos na fé. É frustrante ver pessoas que nasceram de novo viverem como "bebês", inseguras e inconstantes, mesmo após um longo período de caminhada na fé em Cristo. Este estudo bíblico aborda a vontade de Deus revelada na Bíblia sobre o crescimento ou amadurecimento espiritual.

Por que é necessário crescer?
A resposta é simples: porque Deus quer que nós cresçamos, conforme Ele nos ensina em Efésios 4:11-16.


Cada um tem o seu ministério e assim deve se aperfeiçoar.Não somos perfeitos mas devemos buscar aperfeiçoamento td aquele que nasceu de novo
 que devemos crescer em Cristo, pois Ele é a cabeça da igreja (a noiva de Cristo), porque quando um cristão cresce no Senhor, ele e todos os irmãos crescem (versículo 16).

Fase
No crescimento humano
No crescimento espiritual
Nascimento
Começo do conhecimento de todas coisas
Conversão, início da caminhada na fé
Dependência dos pais
Dependência para comer, para tomar banho, para trocar de roupa, para todas as necessidades
Dependência total de outros cristãos para começar a aprender a Palavra de Deus e aprender a nova vida em Cristo
Engatinhar, Andar
Início da independência
Início da aprendizagem dos princípios eternos de Deus e correção de erros de conduta
Dependência de outras pessoas
Dependência financeira, por exemplo. Independência das atividades essenciais.
Dependência de cristãos maduros (pais na fé) que aconselhem sobre os princípios da Palavra de Deus para que sejam tomadas decisões
Escola
Aprendizagem
Aprendendo a andar com Deus, a ler a Bíblia e compreender a vontade Dele
Adolescência
Maior independência, porém sem responsabilidades
Menos dependência de outros cristãos e maior dependência de Deus.
Fase adulta
Responsabilidades, novas experiências, suporte a outras pessoas
Tomar decisões e enfrentar desafios dependendo totalmente de Deus, ensino de cristão recém-convertidos, liderança de ministérios, etc.
 Esse crescimento espiritual deve ser natural para todo cristão, porém não é o que ocorre normalmente nas igrejas. Por quê? Porque a maioria dos cristãos não quer crescer.
Se você é adulto, responda com sinceridade: já sentiu saudades do tempo em que não tinha grandes responsabilidades? É provável que sim. As responsabilidades e os desafios nos fazem sair da tão conhecida "zona de conforto" e isso nos deixa inseguros, porém aquele crê no Senhor Jesus possui ousadia e não covardia (Efésios 3:10-12).
Guarde isto: Para crescer é necessário que você reconheça que não cresceu e isso exige a quebra do seu orgulho.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Você tem uma Aliança com Deus?


Vamos usar a figura física de um anel com suas três faces: interna,externa e lateral para ilustrar três aspectos importantes de uma Aliança com Deus baseada em Salmos 25.14, destacando três palavras chaves:intimidade, temor e conhecimento.
1- A face interna - INTIMIDADE:
A face interna do anel é o que tem contato com o nosso corpo, por isso nos lembra da palavra Intimidade.
Quando temos uma Aliança com Deus passamos a ter Intimidade com Ele. O que é ter intimidade? É ter conhecimento próximo de alguém, ser amigo, saber a respeito da pessoa, tratar e ser tratado com carinho, etc.
Para ter intimidade com uma pessoa precisamos conviver com ela, passar muitas horas juntos. Para ter intimidade com Deus PE preciso ouvir sua Palavra e conversar muito com Ele em oração todos os dias.
Ao fazer uma Aliança com Deus passamos a conhecer ao Senhor como próximo de nós. Jesus veio ao mundo mostrar que o Deus que Israel via tão severo e distante era um PAI (Marcos 14.36 e Romanos 8.15), por isso Jesus ensinou a orar chamando a Deus de Abba que no aramaico significa paizinho, papai ou painho. Abba é uma expressão usada por criancinhas para tratar seus pais.
Ter uma Aliança com Deus significa ter intimidade com o Pai!
Deus quer ter intimidade com você!
                        
2- A face externa - TEMOR:
A face externa do anel é a que nos protege e pode sofrer atritos externos, por isso simboliza o TEMOR.
Não basta termos intimidade com Deus e perdermos o respeito com Ele. Precisamos amar ao Pai e respeitá-lo como superior a nós. Isso é Temor. Temos não é medo e sim um profundo respeito.
Há pessoas que quando passam a ter intimidade com alguém perdem o respeito. Mas com Deus, quanto mais o conhecemos e temos intimidade com Ele mais o tememos.
Quando o filho pródigo voltou e demonstrou temor a seu pai pedindo-lhe que o tratasse como um escravo por que tinha pecado e não era digno de ser recebido como filho, “O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;” (Lucas 15.22). Aquele anel era o sinal de que não seria escravo e sim filho do pai. Isso por sua demonstração de respeito e temor.
Deus nos ama muito e perdoa todos os nossos pecados nos aceitando como somos, mas precisamos aprender a temer ao Senhor como Deus Supremo.
Ter uma Aliança com Deus é Temer ao Senhor!
Deus merece ser temido, então O respeite!

3- A face lateral - CONHECIMENTO:
A face lateral é a que mostra a espessura do anel e será para simbolizar o conhecimento.
A medida que aprendemos a ter intimidade e tememos a Deus, aprendemos muito em nossa vida e acrescentamos conhecimento.
Deus quer que seu povo tenha conhecimento, pois disse através do profeta Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6) e fez um convite libertador “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Oséias 6.3). João Wesley também ensinou que precisamos ter ‘coração aquecido e mente esclarecida’.
O diabo gosta que as pessoas fiquem na ignorância para pecarem mais e serem enganadas por ele, pois o conhecimento liberta para a verdade (João 8.32).
Mas como conhecer a Deus? É possível por que o Senhor se revela e se apresenta a nós para ser conhecido. Tantas pessoas se preocupam em conhecer tantas coisas e saber muito, colecionando diplomas e isso é bom. Mas há pessoas que apesar de ter diplomas e conhecimentos não melhoram suas vidas e nada muda. O maior conhecimento que alguém pode ter é conhecer a Deus.
Ter uma Aliança com Deus é conhecer ao Senhor!
Deus deve ser buscado e conhecido!
Faça uma Aliança completa com Deus!
-CONCLUSÃO:
A Aliança com Deus é algo que só pode ser mostrado para pessoas que têm intimidade com Deus, ao mesmo tempo em que Temem ao Senhor e buscam conhecer a Deus a cada dia.

Ter uma Aliança com Deus é ter Intimidade com o Senhor, Temer a Deus e Conhecer sua vontade.

Debora

Mulher desperta a Débora que há em você

Israel vivia um período difícil, quando Débora aparece no cenário Vinte anos de opressão depois de passa 80 anos de sossego. O texto afirma
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Juízes 3:4.Naquele tempo mostra-nos que Débora era uma pessoa totalmente diferente das pessoas de sua geração. Não se sabe a idade de Débora, mas não era uma pessoa muito jovem. Casada, julgando as causas do povo, Débora não devia ser senão uma mulher de uma certa idade, a ponto de ser chamada de “mãe em Israel” (Jz.5:7). Assim, tudo indica que nasceu e viveu boa parte do período de “80 anos de sossego”, não tendo, porém, se deixado levar pelos costumes dos gentios.
E você como mulher está se deixando ser contaminada pelo meio que vive,pelo pecado etc...?

Ela se decidiu servir completamente e totalmente a Deus mesmo td favorecendo ao contrário. Mesmo porque, na época, a mulher era desprezada pelo povo hebraico pela cultura.E o povo logo percebeu que ela realmente era uma mulher de Deus, escolhida por ser fiel e obediente,uma mulher onde o Espírito Santo habitava; sendo que na época nem todos tinham esse privilégio
Mas para Deus isso não importava

A palavra fala que alem de mulher profetiza (Juízes 4-4) tb era juíza(Juízes 4-5) sua dedicação a Deus era tamanha que ela julgava as causas mais difíceis de Israel
 Que firmeza demonstrou Débora para servir a Deus em meio a uma geração perversa. Quantas lutas Débora enfrentou, quanto teve de renunciar para se manter separada do pecado e do mundo. Mas tudo isto levou a pena, porque Deus tinha uma comunhão toda especial com a Sua serva, fazendo-lhe Seu porta-voz, pois, em sendo Débora profetisa, não havia segredos entre ela e Deus  Débora tinha comunhão com Deus

Em juízes 4-4 fala tb que ela era mulher de Lapido te então tb mantinha sua condição de esposa .Mulher pode ser mulher sem ter que se parecer com Homem.
Não precisamos nos parecer com os homens isso por ter um cargo uma posição que eventualmente é dados a nós por ser um cargo masculino.Débora sabia dividir as coisas
A palavra de Deus tb diz em juízes 4- 5 Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões
Quem a procurava a encontrava ali sempre no mesmo lugar,ela tinha raízes ela não era como muitos que hj está aqui amanhã acolá.Se Deus te colocou em um lugar é porque ele quer te usar ai nesse lugar

Desperta a Débora que há em você.

Lenço Anel e cajado

Estudando Genesis 38

Cuidado com Anel lenço e cajado
Um erro no passado pode gerar um caminho de erros
Judá era irmão de José e por não aguentar o peso da consciência por ter vendido José para o Egito ele resolveu sair do convívio de sua família e foi para casa em Adulão.Judá não tem censo crítico,ele não tem o discernimento do Espírito Santo.Ele vai e casa com uma mulher errada cananéia e ela concebeu três vezes(Er Onã e Selá) numa cidade Quezibe conhecida como cidade do engano.E esses frutos eram frutos errados tb e fruto errado não vai para frente. Er não era bom aos olhos de Deus e morreu antes de dar filhos a Tamar então na lei a mulher que tinha ficado viúva sem filhos tinha que se casar com filho do meio no caso Onã.  Onã sabia que se lhe desses filhos não teria seu nome e que a descendência não era pra ele  Por vaidade ele jogava seu semem na terra e não engravidava Tamar.E Onã tb morre porque Deus não se agradou da atitude dele.Como vê ate aqui é só desgraças a custa de Judá.Ele errava e ainda levava seus filhos a errar tb. Judá manda Tamar para casa pois dava a desculpa de Selá ser muito novo ainda ,ele não queria dar seu filho mais novo com medo dele morrer tb.Ele culpava Tamar por não engravidar e pela morte dos filhos.(muita gente culpa os outros do seus próprios erros)Judá nunca soube resolver seus problemas ele se escondia(Temos que tirar A tamar que esta em nossa vida do esconderijo)


Selá já era homem e nada de Judá chamar Tamar.Então Tamar começa a bolar um plano(se vc tb esta cansado de esperar e pensa em bolar um plano cuidado é melhor esperar em Deus)
O plano de Tamar era o seguinte: Tamar, avisada da ida do sogro a Timna, tira imediatamente as roupas de viúva e cobre-se com um véu, tornando-se assim irreconhecível. A caminho de Timna, parou numa bifurcação do caminho e lá sentou-se.Era um caminho aberto(crente que é crente não anda por caminho aberto e sim estreito)Tamar sabia quem era Judá e sabia que ele iria cair em seu plano Ao ver Tamar, Judá pensou que fosse uma prostituta.

Se eu te aceitar, o que ganho em troca?

– Mandar-te-ei um carneiro do meu rebanho – 
respondeu Judá.

– Aceito, com a condição de que me dês uma 
garantia até eu receber o carneiro.

– Que garantia posso dar-te? – prosseguiu Judá.

Tamar pediu o selo ou anel , teu lenço e teu cajado

Selo ou anel naquela época era como a assinatura hj em dia era a marca de um homem.

Lenço era símbolo de poder de lágrimas e esse lenço segurava o anel o lenço era amarrado ao anel.
Qnd vc perde seu lenço vc perde sua identidade.Ninguem mais te reconhece.
Vc já não ora mais como antes,não canta mais como antes não prega mais como antes

Cajado era esculpido pelo próprio dono e com seu nome.Era personalizado.Quando ele perde o cajado ele perde o simbulo de pastor
O simbulo de pastor não é passaporte,não é cofre, não é horário nobre na TV.
Pastor que é pastor tem cajado pra apassentar e cuidar das suas ovelhas
No dia seguinte, Judá mandou um amigo para entregar o carneiro e pegar seus pertences de volta. Não a encontrou. Ao perguntar pela mulher, a resposta era sempre a mesma: nunca se ouvira falar de uma prostituta, por lá.

Três meses mais tarde, Judá é informado através de viajantes que sua nora Tamar havia-se prostituído. E, ainda por cima, estava grávida! Enfurecido, Judá decide mandar matá-la. Porém, Tamar, ao ser arrastada de sua casa, manda um recado ao sogro: “É do homem a quem pertencem estes objetos que estou grávida!”

Judá, ao ver seus pertences, arrepende-se imediatamente e reconhece sua culpa: “Tamar agiu melhor do que eu”, pensou, “pois fui eu quem não lhe deu meu filho Shéla.”

Assim, Tamar foi perdoada.

A Dracma PErdida

Lucas capítulos 15 8 ao 10  A Drácma Perdida


E uma parábola que vem coladinha com a do pastor que tinha 100 ovelhas e a parábola da dracma complementa. Mas a parábola da dracma atinge outro publico que é o publico feminino.Jesus sente isso e é inovador porque as parábolas era só para os homens
Parábola  do filho prodigo há pai mas não se vÊ a mãe
Parábola  da ovelha há pastor e não pastora
Bom samaritano só tem homens.
Jesus  inova porque Jesus ama as mulheres e as mulheres tb amavam a ele e queria aprender tb. O  publico feminino tinha crescido muito. Ele só fala pra quem quer ouvi-lo, mas elas não conseguiam dimensionar a perca de uma ovelha mas qnd ele coloca a dracma ai elas entendem.
Essa todas as parábolas ele mostra o valor de uma vida apenas.Jesus qnd fala de um assunto ele quer atingir vários assuntos por isso que sempre que Jesus está falando é preciso estar atento.

10 dracmas a dois tipos de mulheres aqui As beduínas essa dracma é um dote que elaa recebem na hora do casamento e ficava amarrada adornando em seu véu e se ela for uma aldeã esta amarrada no colar junto com todas as moedinhas. Quando ele diz que se perder ela acende a candeia , porque as casas dessas mulheres eram bem simples de um cômodo e não tinham janelas só a porta e pra elas enxergarem teriam que acender a candeia
Qndo ela varre a casa ela tem certeza de estar ali porque elas não podiam sair pra longe de casa
Qnd Jesus diz que ela festeja é porque era comum festejar as conquistas da semana do mês..
“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la”?

Aqui Jesus da uma regra tipo geralmente qualquer uma agiria assim,mas nós sabemos que tem gente que já perdeu um mucado de coisa e que não fizeram nada
Jesus pensa que deveríamos todos agir assim procurar o que se perdeu
Só alguém que não valoriza aquilo que tem é aquela pessoa que não busca que não procura. Perdemos amigos e não ligamos perdemos um amor e não buscamos para reconciliação ,  Sumiu a drácma do respeito:  da espiritualidade do diálogo um ministério e não nos movemos perdemos a comunhão com familiares e não buscamos porque?
Porque só busca quem sabe o valor daquilo que tem
Vai ter pessoas que vão te desanimar fazer vc desistir mais ´so você sabe o valor daquilo que se perdeu
Exemplo positivo
I reis 21 conta a historia de Nabote que ele era dono de uma vinha e Acabe era seu vizinho.O Rei  queria negociar e Nabote não vendeu a vinha se ele não desistiu porque eu tenho que desistir
Exemplo negativo25 31 32
Gênesis Esaú  por causa de uma comida ele vende sua primogenitura

Não dá valor aquilo que tem

Tem gente que não procura só pra não assumir que perdeu prefere ficar incompleto ou viver uma vida de aparência do que pedi socorro. (não se conforme com um adorno incompleto)
 Sobretudo acenda a candeia
- Esta é a decisão mais importante. Foi a primeira coisa que ela fez: acendeu a lamparina. No escuro ficaria dificílimo procurar.
- Talvez você não tem achado nada de valor na sua casa, porque falta acender a luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo 8:12).
- O envolvimento sério com Jesus muda a nossa história, nossa vida, nossa casa, e isto é básico para encontrarmos as drácmas perdidas.
- Tem pessoas sofrendo porque perderam drácmas em casa e, sofrem mais, porque estão procurando e não acham, estão cansadas, desesperadas e desanimadas. O que falta? Falta acender a luz!
- Ter Jesus é se entregar totalmente a Ele, deixando-O dirigir a sua vida, pela Bíblia, procurando sempre estar em comunhão com Ele pela oração. È se dispor a servi-Lo
E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida'.
10 Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".


Alegrem-se pois uma alma perdida é muito especial pra Deus

Coisas que não agradam a Deus e levaram muitos a destruição

Coisas que não agradam a Deus e levaram muitos a destruição

Texto : ICoríntios 10 8 ao 10
Não murmurar não desobedecer e não colocar a paciência de Deus a prova


Desobediência
E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.

Hoje, a sociedade considera legais algumas práticas que Deus condena. É comum ouvirmos: “A preferência sexual é uma questão particular; nós temos que reconhecer essa preferência, aprendendo a respeitar as diferenças de cada um.” Isso implica que os valores morais dependem agora da vontade de cada um. “Se for bom para você, se lhe faz feliz, tudo bem, não é ilegal, impróprio ou ilícito”. Esse pensamento vai contra a Palavra de Deus e traz dúvida ao nosso coração de maneira sutil: “Será que os mandamentos do Senhor realmente sabem o que é melhor para mim?”. Essa é a estratégia de Satanás, lançar dúvida à Palavra de Deus. Contudo, quando uma pessoa aceita a Palavra de Deus, está escolhendo de livre e espontânea vontade, obedecer a Deus e não a Satanás! Esse era o objetivo inicial de Deus quando criou o homem e o colocou no jardim: ter um relacionamento com o homem pautado na obediência à sua Palavra, mas por escolha livre e espontânea (livre-arbítrio). Assim, quando você é salvo por Jesus (que pagou o preço da sua morte) e escolhe seguir os mandamentos de Deus, você não mais morrerá (essa comunhão com Deus) e retornará ao objetivo inicial pelo qual foi criado! Aleluia!!!





Colocar Deus a prova
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.

Quando tentamos nosso Deus:

 Quando estamos querendo forçar a agir sobrenaturalmente e não queremos agir naturalmente. Quando deixamos de fazer o que podemos e queremos que Deus faça algo para mostrar que somos especiais, filhos dEle. Deus não faz aquilo que podemos fazer com nossas próprias mãos. Ele não desperdiça milagres. Ele gosta de fazer o impossível! Tentamos a Deus desta maneira quando compramos o que não podemos pagar e queremos que Ele pague. Quando nos comprometemos sem buscar a vontade de Deus e queremos que Ele nos honre. Quando “forçamos a porta” para sermos enviados para um lugar e depois queremos que o Senhor aja como se Ele nos tivesse enviado.

Quando duvidamos de sua existência:

Assim como os Israelitas fizeram no deserto, Como alguém poderia duvidar da presença divina, se tinham constantemente uma coluna de nuvens diariamente a acompanhá-los e garantir-lhes sombra no deserto? Como duvidaram que Deus estava com eles, quando tinham todas as noites uma coluna de fogo para iluminar e prover calor contra o frio noturno? . Até mesmo Moisés questionou o poder de Deus (Nm 11.18-23).Nunca devemos duvidar e nem se deixar influenciar pelos outros ou pelas circunstâncias

MURMURAr
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo 
destruidor.


No mundo as pessoas são estimuladas a reclamar, fazer greves , reivindicar direitos etc...
Na igreja o conselho é outro; Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.

Murmuração e seus derivados aparecem quarenta vezes na bíblia. O numero quarenta representa o limite máximo que o homem pode suportar , portanto a murmuração é um pecado comum e grave entre o povo de Deus. Se a pessoa valoriza mais os problemas esquecendo as bênçãos está murmurando A pessoa do murmurador não tem lugar nos céus O murmurador nunca ta satisfeito com nada. Quando murmuramos, Deus leva isso para lado pessoal.
DEUS considera quando murmuramos que estamos abusando da sua bondade.
Deus é bom e quer nos ouvir falando da sua bondade.

Ao murmurar o povo de Deus, os israelitas abusaram da bondade e foram destruídos, e isto foi deixado registrado no Velho Testamento para que nos sirva de lição.
Não devemos cometer os mesmo erros que eles cometeram.
Eles murmuraram e enfrentaram a morte e a destruição.


1 Coríntios 10:8-10

O Fogo sem lenha se apaga


“Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofertas de comunhão. Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar;não deve ser apagado”. (Levítico 6:12-13)

Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira” ela se apaga.
Este princípio, o "Princípio da Fogueira", aplica-se também à vida espiritual.

Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.
No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve? “Deixou de colocar lenha na fogueira”.
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.

Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa? O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de LENHA ou GRAVETOS que representa a matéria prima.

1. O Graveto da Oração
Orai sem cessar, dizem as Escrituras.
Mateus 26.41 – Vigiem e orem para que não caiam em tentação.
I Tessalonicenses 5.17,19 – Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois está é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito.

2. O Graveto da Leitura Bíblica
Examinai as Escrituras, disse Jesus.
Josué 1:8 - devemos falar, meditar e cumprir;
Jeremias 15:16 – devemos comer ;
 

3. O Graveto da Convivência Cristã
Não abandonei a vossa congregação, disse o apóstolo.
Hebreus 10.25 – lugar de encorajamento- perseverança
Romanos 12.9-11 – dedica-se uns aos outros,dar honra aos outros,ter zelo,ser fervoroso no espírito,servir ao Senhor.

4 – O Graveto da Santidade
Efésios 1:4 - “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”
Hebreus 12:4 - “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.”
1 Pedro 1:15-16 - “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito:”sejam santos porque eu sou santo”
Em diversos momentos na Biblia vemos a presença de Deus  na figura do fogo


SARÇA ARDENTE: Deus manifesta a sua presença no meio do fogo na sarça ardente perante Moisés. Moisés viu o FOGO de Deus, a glória de Deus. A primeira coisa que Moisés ouviu foi: “Retire as sandálias dos pés porque o lugar em que estás pisando é santo”. Deus pegou um arbusto. Algo sem beleza alguma e o transformou em glória. 

-
 NO DESERTO: De dia Deus se manifestava numa coluna de nuvem e de noite ele se manifestava numa coluna de FOGO. Deus quer tirar de nós toda escuridade e frieza espiritual da sua vida. Ainda de noite vamos caminhar na nossa vida. Vou estar debaixo da presença de Deus de Noite.

-
 ELIAS NO MONTE CARMELO: Elias enfrentou homens sem nenhum escrúpulo em sacrificar qualquer coisa para o seu deus. Elias estava sozinho, mas na presença de Deus. Elias clamou a Deus e Deus se manifestou como FOGO; o FOGO que queimou o holocausto, a lenha e ainda lambeu a água que havia sido derramada numa vala. O FOGO é que faz a diferença entre o santo e o profano.

-
 BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO: João se referia a Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

-
 FOGO: Presença de Deus no ministério de Jesus Cristo. O FOGO que curava os enfermos, libertava os endemoninhados, ressuscitava mortos, curava os leprosos....

-
 O FOGO NO PENTECOSTES: Depois da oração o Espírito Santo desceu sobre os 120 que estavam reunidos no Cenáculo na forma de Línguas de FOGO, labaredas de FOGO.


Deus quer um fogo limpo e santo em nossas vidas

PRopósito de Deus

O PROPÓSITO DE DEUS
POR QUE ESTOU AQUI?
O propósito de nossas vidas é muito maior do que nossa realização pessoal ou felicidade. Maior que nossa família, carreira e sonhos. Essa procura pelo propósito da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso, porque normalmente, começamos pelo lado errado – nós mesmos. (O que eu quero ser? O que devo fazer com minha vida? Meus sonhos para o futuro?) Enquanto concentrarmo-nos em nós mesmos, jamais desvendaremos o propósito de nossas vidas. O fato é que devemos começar por alguém, mas esse alguém não é você mesmo. Você não criou a si próprio, logo não há jeito de dizer a si mesmo porque foi criado. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade, então aprenda: TUDO COMEÇA EM DEUS! (Jó 12:10; Col. 1:16)
Em sua mão está a alma de todo ser vivo, o espirito de toda carne mortal
Jó:12, 10
Não somos um acidente. As nossas vidas não são um acaso da natureza. Muito antes de ser concebido pelos seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele determinou cada detalhe de seu corpo ( sua raça, seus talentos, singularidade de sua personalidade, sua impressões digitais únicas). Deus planejou sua nacionalidade, onde você viveria, tudo para o propósito Dele (Sal. 139:13-16).
eus já pensava em você antes de formar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus Ter criado o mundo. Deus projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Nós somos o foco do seu amor e o elemento de maior valor em toda sua criação. (Tg. 1:18).
De livre vontade Ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.
Por que Deus fez tudo isso? Por que enfrentou todo incômodo de criar o universo para nós? Porque Ele é um Deus de amor. Esse amor é difícil de compreender, mas é essencialmente confiável. Você foi criado para ser alvo especial do amor de Deus. A Bíblia diz que DEUS É AMOR, não diz que ele tem amor. Amor é a essência de DEUS. Então lembre-se: VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE!
O QUE DIRIGE A SUA VIDA?
Toda e qualquer pessoa tem sua vida dirigida por algo, até mesmo aqueles que dizem: "deixa a vida me levar". Dirigidos pelas circunstâncias, pela própria sorte. Mas, e você, neste momento o que dirige a sua vida? Nesse exato momento você pode está sendo dirigido por um problema, por uma necessidade física, por um sofrimento intenso, por lembranças dolorosas ou alegres (por um prazo limitado), pela insegurança, pela incerteza, pelas dúvidas, Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir a sua vida. Vamos ver cinco das mais comuns:
O que dirige sua vida hoje?

A Culpa,o rancor ,a raiva,o medo o materialismo,a necessidade de aprovação..
Existem muitas outras influências que podem estar dirigindo nossas vidas, mas se todas forem diferentes do único propósito que podemos ter na vida – JESUS, então estaremos numa situação delicada, pois sem Deus a vida não tem nenhum propósito e se o propósito não for o de agradar ao Senhor, é vã a nossa existência. Que o Senhor trabalhe em nossas vidas durante o tempo que for necessário para entendermos o seu propósito. " O SEGREDO DO SENHOR É PARA OS QUE O TEMEM; ELE LHES FARÁ SABER A SUA ALIANÇA" Sal. 25:14
Começamos, agora, a entender que, quando conhecemos os planos de Deus, conhecemos, também, a direção de Deus para a nossa vida. Quando não se conhece os planos de Deus, não se conhece a direção de Deus. Eu posso te assegurar  que, enquanto não tomamos conhecimento do plano de Deus para a nossa vida, todos nós andamos em sentido contrário à direção de Deus.
Tu deves fazer o que Deus preparou para ti. Tu nasceste para fazer o que Deus planejou para tua vida. Quando se está na proposta de Deus, há bem-estar, harmonia, alegria de vida, porque se está dentro daquilo que é bom, perfeito e agradável, que é a vontade de Deus.  Provérbios 14:12.
Em Provérbios 16:25: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”.
Há muitas coisas que nós fazemos na vida que nos parecem direito. Tu vais para a escola, escolhes a faculdade, abraças uma carreira profissional, te casas, arranjas emprego, tudo parece direito… Não quero que tu andes por caminhos que apenas pareçam direitos. Quero que tu descubras qual é o caminho certo, qual é o caminho direito, porque grande parte das coisas que o ser humano faz, parece certo.
Olha como o profeta Isaías ensinou. Isaías 55:8-9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.