Todos amamos nossa Família, ela é importante para nós não é mesmo? Mas quero perguntar: como andam as conversas dentro da sua casa? As palavras que são ditas? São mais para um “Deus te abençoe” ou “você não presta” ou “eu te odeio” “você não serve para nada, no que você vai dar?”
Sabemos que os pais abençoam os filhos com a boca, com suas palavras? E os mesmos pais tem consciência do peso de suas palavras ao maldizer e escarnecer os filhos, na sua presença?
O texto de Tiago 3.1-12 apresenta uma profunda orientação sobre o uso dos lábios, o uso das nossas palavras no dia a dia.
E como é triste quando alguém, em vez de abençoar, amaldiçoa com palavras! Como é dolorido quando alguém, em vez de invocar bênçãos sobre a nossa vida, nos machuca e nos ofende!
Cuidado: os lábios matam mais que muita arma e ferem mais que muita faca
2 - A LÍNGUA PODE MUDAR O RUMO DE UMA VIDA
Como Cristãos, precisamos ter cuidado com aquilo que tem saído dos nossos lábios – pois nossas palavras podem determinar os rumos da nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor, em especial > a nossa família.
O versículo 4 diz que a língua é como o leme de um navio, pequeno mas que leva o navio para onde quer > assim a nossa boca determina para onde seguiremos em nossa caminhada:
- se um cristão diz que é um derrotado, o que ele será? Um derrotado
- se uma pessoa diz que não é capaz, o que acontecerá? Ela não será capaz
- se um irmão diz que morrerá cedo, o que acontecerá? Certamente morrerá cedo.
Em 1 Pedro 3.10 temos: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.”
Em Tiago 3.5-6 – diz que a língua pode incendiar uma vida, destruir uma vida,
A língua pode mudar o rumo de uma vida: nos erros e ofensas - mas também abençoando.
Sim – ao dizer: Deus te abençoe // ao falar: eu te perdôo,
// ao dizer: você é especial para mim >> abençoamos os outros.
Quantas famílias sorriem – com palavras abençoadas
Quantas famílias choram – com palavras que machucam e muda o rumo da vida.
3 – NOSSOS LÁBIOS FORAM CRIADOS PARA ABENÇOAR
Será que estamos entendendo o que a Palavra de Deus está nos dizendo?
Dos versículos 9 a 12, Tiago questiona a todos nós, dizendo:
- como pode uma pessoa dizer “glória a Deus” e ser grosseiro em casa? Como pode alguém invocar a bênção de Deus e amaldiçoar depois?
Uma pergunta muito séria: Será que Deus nos criou para usarmos nossos lábios para amaldiçoar as pessoas? No vers. 10: não é conveniente que estas coisas sejam assim.
Usemos nossos lábios de acordo com o manual de instrução (Bíblia), pois este pequenino órgão serve para abençoar .... serve para pregar a Palavra ... serve para testemunhar ... serve para louvar
Temos na Bíblia:
- que as nossas palavras devem ser agradáveis
Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Colossenses 4.6
- Paulo também escreveu que nossas palavras devem ser para edificação das pessoas
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Efesios 4.29
Nenhum comentário:
Postar um comentário