quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DOMINANDO A LÍNGUA PARA ABENÇOAR

Todos amamos nossa Família, ela é importante para nós não é mesmo? Mas quero perguntar: como andam as conversas dentro da sua casa? As palavras que são ditas? São mais para um “Deus te abençoe” ou “você não presta” ou “eu te odeio” “você não serve para nada, no que você vai dar?” 
Sabemos que os pais abençoam os filhos com a boca, com suas palavras? E os mesmos pais tem consciência do peso de suas palavras ao maldizer e escarnecer os filhos, na sua presença?
O texto de Tiago 3.1-12 apresenta uma profunda orientação sobre o uso dos lábios, o uso das nossas palavras no dia a dia. 
E como é triste quando alguém, em vez de abençoar, amaldiçoa com palavras! Como é dolorido quando alguém, em vez de invocar bênçãos sobre a nossa vida, nos machuca e nos ofende! 
Cuidado: os lábios matam mais que muita arma e ferem mais que muita faca

2 - A LÍNGUA PODE MUDAR O RUMO DE UMA VIDA
Como Cristãos, precisamos ter cuidado com aquilo que tem saído dos nossos lábios – pois nossas palavras podem determinar os rumos da nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor, em especial > a nossa família. 
O versículo 4 diz que a língua é como o leme de um navio, pequeno mas que leva o navio para onde quer > assim a nossa boca determina para onde seguiremos em nossa caminhada:
- se um cristão diz que é um derrotado, o que ele será? Um derrotado
- se uma pessoa diz que não é capaz, o que acontecerá? Ela não será capaz
- se um irmão diz que morrerá cedo, o que acontecerá? Certamente morrerá cedo.

Em 1 Pedro 3.10 temos: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.” 
Em Tiago 3.5-6 – diz que a língua pode incendiar uma vida, destruir uma vida,

A língua pode mudar o rumo de uma vida: nos erros e ofensas - mas também abençoando.
Sim – ao dizer: Deus te abençoe // ao falar: eu te perdôo, 
// ao dizer: você é especial para mim >> abençoamos os outros. 

Quantas famílias sorriem – com palavras abençoadas
Quantas famílias choram – com palavras que machucam e muda o rumo da vida. 



3 – NOSSOS LÁBIOS FORAM CRIADOS PARA ABENÇOAR
Será que estamos entendendo o que a Palavra de Deus está nos dizendo? 
Dos versículos 9 a 12, Tiago questiona a todos nós, dizendo: 
- como pode uma pessoa dizer “glória a Deus” e ser grosseiro em casa? Como pode alguém invocar a bênção de Deus e amaldiçoar depois?
Uma pergunta muito séria: Será que Deus nos criou para usarmos nossos lábios para amaldiçoar as pessoas? No vers. 10: não é conveniente que estas coisas sejam assim. 
Usemos nossos lábios de acordo com o manual de instrução (Bíblia), pois este pequenino órgão serve para abençoar .... serve para pregar a Palavra ... serve para testemunhar ... serve para louvar
Temos na Bíblia: 
- que as nossas palavras devem ser agradáveis
Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! Colossenses 4.6
- Paulo também escreveu que nossas palavras devem ser para edificação das pessoas
Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Efesios 4.29

Dominio da Lingua

Tudo o que existe em nosso universo veio a existir pelo poder da palavra. Deus falou, e nosso mundo veio a existir. Quando ele formou o homem, a mais elevada das criaturas terrestres, Deus o abençoou com a capacidade de se comunicar. Podemos falar, e até mesmo escrever, porque Deus nos deu o dom da linguagem. Quando o diabo usou palavras mentirosas para tentar Eva, ela e seu esposo caíram em pecado (Gênesis 3). Quando os homens abusaram da boa dádiva da comunicação para se exaltar e desobedecer a Deus, ele confundiu suas línguas para forçar povos diferentes a se separar e povoar a terra, como ele tinha ordenado anteriormente (Gênesis 11:1-9; veja 9:1). Mesmo que os homens tenham freqüentemente abusado de suas palavras, a capacidade de se comunicar ainda é uma bênção. Quando o próprio filho de Deus veio ao mundo, ele foi descrito como a Palavra (João 1:1, NVI
. O evangelho "é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego" (Romanos 1:16). "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17).

 discípulos de Jesus têm a responsabilidade de ensinar o evangelho a outras pessoas. Paulo encorajou Timóteo a cumprir esta missão:"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2). "E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2). A língua, portanto, é uma força poderosa. Pode ser usada para o bem, como Deus pretendia, para exprimir amor e oferecer salvação. Ela também pode ser usada para o mal, com efeitos desastrosos que conduzem à condenação. Estas duas possibilidades são claramente contrastadas em Tiago 3:1-12. Consideremos este importante texto e suas aplicações em nossas vidas.  A advertência que Tiago oferece, então, vai até o coração da arrogância interesseira. Quando os homens de tendência carnal procuram ser mestres, eles convidam a uma condenação maior. Eles são capazes de perverter o evangelho para conseguir seguidores, porque eles são servos de si mesmos e não servos de Cristo. "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo"" (3:2). De todas as tentações que enfrentamos, a mais persistente e difícil é a tentação de dizer alguma coisa que não devemos. Algumas pessoas lutam para eliminar palavrões e piadas sujas de seu falar (Efésios 4:29). Outros, despreocupadamente, mostram desrespeito pelo nome do Senhor, proferindo frases como “Meu Deus!”, ou “Meu Deus do Céu!” sem parar para pensar que eles estão tratando o nome do Santo Deus como se não fosse nada mais do que uma expressão comum de surpresa ou desgosto. Deus merece nosso completo respeito (Salmo 111:9-10). Muitos usam a língua para espalhar boatos e fazer acusações sem fundamento (Provérbios 16:28; 1 Timóteo 5:13). Deste modo, eles podem destruir a reputação de pessoas boas, criar discórdia entre irmãos, e até impedir a divulgação do evangelho (1 Coríntios 3:3; 1 Tessalonicenses 2:15-16). Tais pessoas não são seguidoras de Cristo, mas do diabo, o pai das mentiras e o maior acusador de todos (João 8:44; Apocalipse 12:9-10; 22:8). E todos nós batalhamos contra a tentação de falar antes de pensar, talvez uma palavra áspera ou crítica usada desnecessariamente, talvez uma expressão de raiva ou ódio. Uma simples palavra mal empregada pode levar uma nação à beira da guerra, destruir uma amizade de toda a vida, desfazer uma família, arruinar um casamento ou esmagar o auto-respeito de uma criança. "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tiago 1:19).
Usando a Língua como Deus Pretendia
Voltemos ao princípio. A língua não é inerentemente má. Há algumas coisas que podemos e devemos fazer com nossas línguas. Considere alguns exemplos:
- Devemos louvar e adorar a Deus. "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hebreus 13:15).
- Devemos orar. "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17).
- Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. "Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos" (Marcos 8:38).
- Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
- Devemos edificar nossos irmãos. "Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros"(Romanos 14:19).


- Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos. "Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis" (Romanos 12:14).

sábado, 12 de outubro de 2013

Luz do mundo e sal da terra


O sal da terra e a luz do mundo
Uma das maneiras de interpretar as Sagradas Escrituras é buscar dentro do texto o contexto o real significado da palavra
O sal =possuía um grande valor ,Os Gregos diziam que era divino
Para os romanos se dizia que era puro
o salário dos soldados no AT era pago com sal O sal é mencionado em três passagens :
No sermão da montanha Mateus 513.14
Marcos  e em Lucas 14.25 qualidade dos verdadeiros discípulo
Jesus usava elementos da vida cotidiana para ser melhor entendido por seus discípulois O sal era proveniente do mar morto mas rico em impurezas poluído contaminando assim o sal ficava inutilizado pra uso e era lançado fora nas estradas para pavimentar Mateus 5.13
A função do sal não era para aparecer por si só e sim para realçar o sabor caso não haja sal logo se percebe.Simboliza o discípulo que deixa de ter as características do /mestre,lealdade valor
A mesma coisa se dá com a luz ela não tem finalidade por si só.Serve para clarear revelar o caminho escuro,segurança
Jesus se inspirou nesse discurso na cidade de SAFEDE localizada ao norte de Israel 900 m acima do nível do mar nas montanhas da Galiléia
A noite mesmo de longe se vê a luz suave das lamparinas e tochas Mateus 5 14
As cidades tb eram pintadas de calcário branco e isso reluzia a luz do sol


Conclusão a ?Igreja está na terra para ser conservada,para ser divina pura para não decompor e não apodrecer O mundo está em trevas o homem se encontra perdido e precisa de luz

O amor se esfriará

O amor se esfriará
Mat 24.12 Devido o aumento da maldade a iniquidade (torna a maldade coisa normal o pecado não é problema sem lei sem culpa)
Jesus estava sentado com seus discípulos quando eles perguntaram  qual seria o sinal do fim dos tempos.Jesus falou dentre outras coisas sobre o esfriar do amor.quando se fala nisso pensamos nas tragédias,acontecimentos atuais.Sim é verdade mas também no contexto se vê Deus falando de algo que se esfria e se esfria é porque foi quente um dia.]Então se conclui que ele está falando nesse momento para os salvos ,os que creem  ou seja Nós
 Motivos que levam ao amor esfriar:
1  a Fraquejar no posicionamento da sua fé.O desanimo por ver tantas maldades o conformismos,condutas ímpias dentro das igrejas, conformismos com as coisas e acontecimentos do mundo
Mas Deus fala em Romanos 12.2,9 não devemos nos conformar
     B os bens materiais estão falando mais alto. Muitos pregam o evangelho da prosperidade. A bíblia é a própria prosperidade mas não visando bens materiais e sim boa saúde,sabedoria dons espirituais,obediência
Mas qnd se coloca as coisas perecíveis em primeiro lugar e não recebe ai o irmão fica decepcionado a fé diminui e ai o amor se esfria. Acha Deus injusto e acaba se afastado. Deus conhece o coração sabe que se der tudo que pedimos muito vão se afastar tb
Iram fazer mau uso. Em Mateus 6.19 fala que não devemos juntar tesouros na terra...
 Por outro lado qnd recebem deixam de ir a Igreja só aparece na próxima necessidade

3- perseguições Em Mateus 24.9 fala que nos seremos odiados por causa de Deus
No mundo terás aflições João 16.33
Também nos gloriamos nas tribulações porque sabemos que ela nos da perseverança caráter aprovado e esperança Romanos 5.3,4

4- Atrações da Vida Moderna
A TV, a internet etc...
Tem pessoas que passam o dia na frente da tv
Na frente do computador
Outras só dorme se tiver com televisor ligado diz sofrer de insônia
A TV nada nos acrescenta devemos troca-la pela palavra. Claro não é proibido assistir TV, mas devemos saber discernir
As vezes tua insônia é Deus querendo ouvi-lo lhe chamando pra orar
O tempo que fica na net sem fazer nada vc poderia esta pregando ao irmão ouvindo
As pessoas esquecem a família
Ah mas eu só descanso assim que nada fica mais cansado ainda vendo ou assistindo tanta bobagem às vezes. O descansar vem de Deus Isaias 40.31
Os que confiam no senhor renovam as suas forças
Tire um tempo pra amar sua família
Para ler a palavra
5- Preocupações em receber

Eu quero pra mim
Eu quero isso
Eu quero aquilo
Esquece de eu quero agradecer isso aquilo
Eu quero amar meu irmão abençoar com uma palavra
Preocupam-se com quantidade ao invés de qualidade
Igrejas cheias, mas vazias de discípulos de verdadeiros adoradores.
A igreja que salva
Jesus fala que não devemos abandonar o primeiro amor (amor verdadeiro obediente sacrifícios de doação)
A igreja de Éfeso abandonou o primeiro amor se entregou em idolatrias e Deus a destruiu

Conclusão> Amados tudo isso que está acontecendo é para que se cumpra as escrituras. Porem Jesus fala que aquele que se manter firme no amor será salvo
Precisamos de uma autoanalise e orar e clamar prara que a chama não se apague e que Deus nos De entendimento e que a vaidade não nos corrompa